sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Seleção do "Estudante Destaque 2011": momentos finais.


Está chegando ao final a seleção escolar do “Estudante Destaque 2011” do “Ano Cultural Políbio Alves”. Confesso que não está sendo das tarefas mais fáceis, pois acompanhei, orientei cada etapa do projeto na sala de aula e vi o crescimento de cada aluno participante, a empolgação e vontade de vencer que cada um elucidou no olhar e no fazer. Ficaria bastante feliz se pudesse presentear cada um dos alunos que se engajaram nesse projeto e que produziram belos poemas sobre nossa capital paraibana. Porém, nem sempre as coisas são como desejamos e na vida é preciso acostumar-se a obstáculos e esses estão agora bem expostos para os que tanto desejam ganhar um notebook como prêmio do “Estudante Destaque”.
O mais importante nesse projeto é menos o prêmio que a aprendizagem que se adquire no decorrer das produções literárias. Tive agradáveis surpresas com alunos que jamais pensei ter algum talento para poesia. A poesia é, cá entre nós, um gênero que requer habilidade, sensibilidade e vivência por parte de quem escreve. Sendo assim, não é tarefa fácil produzir poemas, principalmente para aqueles que carecem das características básicas de um poeta.
Em breve, estarei postando aqui no blog o poema vencedor deste ano e também o segundo e terceiro lugares escolhidos pela comissão julgadora que será formada por 2 (dois) professores(as) de Português (Alexandra Nunes e Lilia Barbosa), 1 (um) professor(a) de história (Keliene Christina), 1 (um) técnico(a) pedagógico (Lurdinha) e 1(um) diretor(a) (Ana Dionízio – vice-diretora). A premiação será uma Medalha Ariano Suassuna e um notebook.
Vale lembrar que sou a professora responsável pelo 8º ano do ensino fundamental. Também existem outras duas categorias que participam do projeto: o 4º ano e a Eja. Todas as categorias irão eleger seu “Estudante Destaque”, independentes umas das outras.
Desejo boa sorte para todos os participantes e que se revelem três ótimos poetas na nossa escola (EMEF Leônidas Santiago).

Nenhum comentário:

Postar um comentário