domingo, 29 de julho de 2012

Projeto: Não às drogas, sim à vida
Orientadora: Flávia Sirino de Oliveira
Turma: 8º ano
Alunos (atores): Amanda Alves, Andressa Conceição, Wiviane, Luana, Jonatha, Rebeca

Título - Drogas: um mundo sem volta
Apresentação da peça para toda a escola

Andressa: E aí? Estou a fim de um bagulho.
Karol: Onde a gente vai comprar?
Andressa: Ali na vila tem uma comadre que vende.
Karol: Vamos lá.
Andressa: Estou a fim de ficar muito doida, tá ligada boyzinha?!
Karol: E eu também estou a fim de viajar na erva do barro.
Andressa: Vamos, vamos! A gente está perdendo tempo.
Policial Wiviane: Vamos fazer ronda nos bairros.
Policial Jonatha: Hoje é dia de pegar vagabundos.
Andressa: Quanto é o bagulho?
Amanda: Dois reais a dola, dez reais a pedra, trinta reais o pó. E aí, vai querer?
Andressa: É, mas é fiado!
Apresentação da peça para toda a escola
Amanda: Mas já sabe né: se não pagar é poiva!
Andressa: É rocha, demorou!
Amanda: Toma aí. Ei, cuidado que os homens estão rondando por aí.
Andressa: É rocha parceira.
Policial Jonatha: Bora, mão na cabeça vagabunda. Encosta!
Policial Wiviane: Bora porra, mandei colocar a mão na cabeça!
Policial Jonatha: Tu estavas onde, porra?
Andressa: Tava ali!
Policial Wiviane: Ali onde, fazendo o quê?
Andressa: Tá cega é?
Policial Wiviane: Estou cega? (a policial dá um tapa em Andressa) Isto é só por causa da piadinha.
Policial Jonatha: Tu moras onde, porra?
Andressa: Moro ali na esquina.
Policial Wiviane: Comprou isso onde?
Andressa: Comprei ali com a comadre.
Policial Jonatha: Vamos lá, agora!
Andressa: Oxe, bora!
Andressa: Olha ela ali.
Policial Jonatha: Mão na cabeça!
Amanda: Qual foi?
Policial Wiviane: Está fazendo o que aqui?
Amanda: Eu moro aqui.
Policial Jonatha: Bora, entra pra revista!
Policial Wiviane: (encontrando drogas na casa) O que é isso?
Amanda: Oxe, não é meu não!!!
Policial Wiviane: Tu tem passagem pela polícia?
Manda: Tenho 157.
Policial Wiviane: Bora, entra na viatura.
Policial Joantha: Está presa por tráfico.
Amanda: (olhando para Andressa e gritando) Eu vou me vingar!!!!
Apresentação da peça para toda a escola
Alguns anos depois

Luana(evangélica): Por que choras?
Andressa: (de cabeça baixa, chorando) Porque estou triste, já errei muito e não tem como voltar atrás.
Luana (evangélica): Tem sim, deixa Jesus entrar na sua vida e no seu coração. Você verá sua vida completamente transformada.
Andressa: vou tentar mudar.
Luana (evangélica): Você aceita visitar a igreja comigo?
Andressa: Sim, vamos!
Apresentação da peça na sala de aula
(Enquanto isso, no presídio onde Amanda está presa...)
Policial Jonatha: Você está livre e vê se não erra outra vez.
(Andressa e Luana vão para a igreja)
Amanda: Ei, parceira! Tá lembrada de mim?
Andressa: Quem é você?
Amanda: Eu sou a parceira da vila e vim cobrar sua dívida.
Andressa: Jesus te ama!
Amanda: Sua lei é Jesus e a minha é a morte.
(Amanda atira em Andressa)
Andressa: (morrendo) Deus me perdoa pelos meus erros! Desculpa pai, mãe. Eu entrei nessa vida simplesmente à toa.

Luana (evangélica): Deus, tem misericórdia dessa jovem Senhor e de todos que entram nessa vida. A vida sempre nos dá uma nova oportunidade, mas a morte não!!!


Todos os componentes do grupo
Orientações sobre o projeto "Não às drogas, sim à vida"
prêmio do "Projeto Elos" pela apresentação da peça na Estação Ciência 

Peça-teatral produzida pelos próprios alunos em decorrência da aplicação do projeto Não às drogas, sim à vida!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário