domingo, 12 de maio de 2013




Unidade escolar: E.M.E.F. Leônidas Santiago, localizada no bairro do Rangel em João Pessoa.
Nível de ensino: Ensino Fundamental II
Ano escolar: 9º ano
Conteúdo curricular para a realização da atividade:
Meio ambiente: revitalização do Rio Jaguaribe
Objetivo: proporcionar uma oportunidade para que o aluno, após aprender os conhecimentos básicos para a produção de um relato, produza seu próprio relato baseado na experiência vivenciada na execução do jogo proposto.

Relato de experiência


Este jogo foi proposto e executado em 2008 na escola Leônidas Santiago com turmas do 9º ano a propósito da III Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, cujo tema estudado foi Mudanças Ambientais Globais e Subtemas: Água, Ar, Terra e Fogo. Os professores escolheram qual subtema queriam trabalhar e o meu foi “Água”.
Antes de propor o jogo, comecei um trabalho de conscientização e sensibilização para que os alunos se sentissem peça-chave para a mudança em busca de um ambiente mais limpo e saudável para se viver. Utilizei-me das novas tecnologias, fiz pesquisas no Google vídeos e levei para a escola diversos vídeos sobre a degradação que o homem está causando ao meio ambiente no que se refere à poluição da água doce (rios), salgada (mar), desmatamentos (queimadas), consumo acelerado e desnecessário, poluição pelas indústrias, etc.
Trabalhei com textos (depoimentos, cordéis, músicas, crônicas, relatos) e pesquisas na internet feitas pelos próprios alunos para a confecção de cartazes para serem apresentados em seminários na própria sala de aula e no dia da conferência.
Em meu trabalho de conscientização tentei abordar de forma geral todos os subtemas da conferência para que o aluno tivesse uma visão mais ampla sobre os malefícios causados pelo homem ao meio ambiente. Após esse momento foquei no subtema água.

Depois desse trabalho inicial propus o jogo que foi muito bem aceito pela turma. Veja as fotos de uma das equipes que executaram o jogo, abaixo:

A execução do jogo foi algo bem estimulante e interessante para os alunos. O horário para a execução das etapas foi o oposto ao de aula: à tarde. As equipes visitaram a população ribeirinha no bairro do Rangel, bairro onde vivem e distribuíram panfletos sobre como ajudar a despoluir o rio, fizeram entrevistas, tiraram fotos do rio poluído e até coletaram uma amostra da água do rio para comparar com uma amostra de água limpa. As tecnologias utilizadas por eles foram: celulares, câmera digital, computador, internet e cd-rw.
A execução do jogo levou uma semana (seis aulas) e a todo instante eu me comunicava com os alunos para tirar suas dúvidas. A comunicação era feita tanto presencialmente, quando estávamos na escola, como à distância através do Orkut e celular.
Foi um trabalho muito gratificante e que fez com que os alunos pusessem em prática tudo que aprenderam nas aulas sobre meio ambiente.
A ideia da visita ao rio poluído os chocou e despertou neles o espírito de protetores do meio ambiente, assim como previa o projeto do jogo.




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